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Ontem (10), a Câmara dos Deputados aprovou o texto da reforma tributária Brasil. O IBS (Imposto sobre bens e serviços), CBS (Contribuição sobre bens e serviços) e o Imposto Seletivo substituirão outros cinco impostos: PIS, Confins, ICMS, IPI e ISS. O texto da Reforma Tributária segue agora para o Senado, e caso aprovado, vai para sanção presidencial. Uma das medidas mais debatidas foi a implementação da alíquota zero para alguns alimentos essenciais, como a carne vermelha. Essa decisão marca um ponto de virada significativo para os supermercados, e levanta uma questão: qual o impacto da reforma tributária nos supermercados?

Alíquota zero para a carne vermelha

A alíquota zero sobre a carne vermelha representa não apenas uma economia direta para o consumidor final, mas também um desafio e uma oportunidade para os varejistas. Por um lado, espera-se um aumento na demanda por carne vermelha devido à redução do preço final ao consumidor. Isso pode significar um aumento nas vendas para os supermercados que estão preparados para lidar com esse incremento.
Por outro lado, a implementação dessa medida exigirá uma adaptação rápida por parte dos supermercados em termos de gestão de estoques, logística e precificação. Afinal, uma mudança tão substancial na tributação de um produto fundamental como a carne vermelha pode afetar toda a cadeia de abastecimento, desde os fornecedores até as prateleiras dos supermercados.
Além da carne vermelha, outros alimentos também foram contemplados com a alíquota zero, Veja a lista:
  • Carne vermelha
  • Arroz
  • Leite fluido pasteurizado ou industrializado, na forma de ultrapasteurizado, leite em pó, integral, semidesnatado ou desnatado; e fórmulas infantis definidas por previsão legal específica
  • Manteiga
  • Margarina
  • Feijões
  • Raízes e tubérculos
  • Cocos
  • Café
  • Óleo de soja
  • Farinha de mandioca
  • Farinha, grumos e sêmolas, de milho, e grãos esmagados ou em flocos, de milho
  • Farinha de trigo
  • Aveia
  • Açúcar
  • Massas alimentícias
  • Pão do tipo comum (contendo apenas farinha de cereais, fermento biológico, água e sal)
  • Ovos
  • Produtos hortícolas, com exceção de cogumelos e trufas
  • Frutas frescas ou refrigeradas e frutas congeladas sem adição de açúcar
Outros itens alimentícios receberão isenção de 60% sobre os tributos. São eles:

Vale lembrar...

  • Carnes bovina, suína, ovina, caprina e de aves e produtos de origem animal (exceto foies gras) e miudezas comestíveis de ovinos e caprinos
  • Peixes e carnes de peixes (exceto salmonídeos, atuns; bacalhaus, hadoque, saithe e ovas e outros subprodutos)
  • Crustáceos (exceto lagostas e lagostim)
  • Leite fermentado, bebidas e compostos lácteos;
  • Plantas e produtos de floricultura relativos à horticultura e cultivados para fins alimentares, ornamentais ou medicinais ;
  • Queijos tipo mozarela, minas, prato, queijo de coalho, ricota, requeijão, queijo provolone, queijo parmesão, queijo fresco não maturado e queijo do reino;
  • Mel natural
  • Mate
  • Farinha, grumos e sêmolas, de cerais; grãos esmagados ou em flocos, de cereais
  • Tapioca e seus sucedâneos
  • Massas alimentícias
  • Sal de mesa iodado
  • Sucos naturais de fruta ou de produtos hortícolas sem adição de açúcar ou de outros edulcorantes e sem conservantes
  • Polpas de frutas sem adição de açúcar ou de outros edulcorantes e sem conservantes
  • Óleos de milho, aveia, farinhas

Os desafios dos supermercadistas

Para os supermercados, será crucial monitorar de perto como a reforma tributária se traduzirá em comportamento de compra por parte dos consumidores. A tendência é termos um aumento nas receitas do setor de açougue, setor este que representa cerca de 20 a 25% do faturamento de um supermercado.

Os próximos passos para aproveitar de forma positiva a reforma tributária em seu supermercado é organizar seus processos, contabilizar seus estoques, rever seus processos de compra e Gestão do setor de açougue.

Seu cliente até vai ser impactado pelo seu preço, e isso certamente aumentará sua competitividade. No entanto, a qualidade e o bom atendimento faz toda diferença, tanto quanto o preço.

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