Contabilidade em Alagoas | Análise Group

Reforma tributária 2023: saiba os pontos positivos e negativos!

Reforma tributária 2023: conheça os benefícios e desafios!

Entenda melhor sobre quais são os benefícios e problemas da reforma tributária 2023. 

A reforma tributária 2023 tem sido um dos assuntos mais discutidos ao redor do Brasil, principalmente por empresários e comerciantes, que serão bastante afetados pelas mudanças.

Após anos de discussão, finalmente essa PEC foi aprovada, prometendo a diminuição dos impostos e a impulsão econômica brasileira.  

Entretanto, muitas dúvidas estão surgindo sobre a reforma tributária 2023, pois como é algo novo, pouco se sabe ao certo sobre o que ela realmente irá modificar, causando muitas confusões e inseguranças.

[elementor-template id="15899"]

Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar os pontos positivos e negativos da reforma tributária 2023. 

Confira a seguir!  

O que é a nova reforma tributária 2023? 

A nova reforma tributária 2023 é uma iniciativa do Governo Federal para simplificar o sistema tributário brasileiro, promovendo a extinção de tributos, como o PIS, Cofins e IPI. 

Atualmente, há três propostas principais em discussão: 

A proposta do Governo Federal apresenta a criação de dois novos tributos denominados Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). 

O CBS será criado para englobar os seguintes impostos: 

  • PIS;
  • COFINS.

Já o IBS engloba:

  • ISS;
  • ICMS.

O intuito dessa reforma tributária é simplificar o sistema, reduzir a complexidade e tornar a tributação mais equitativa. 

Sua proposta almeja reduzir as disparidades sociais por meio de uma tributação mais justa.

Quais são os pontos positivos e negativos da reforma tributária 2023? 

Pontos positivos da reforma

1. Redução dos custos de produção: 

A reforma tributária tem como objetivo principal a redução dos custos de produção, aliviando a carga tributária sobre as empresas e proporcionando maior competitividade no mercado.

2. Maior competitividade no mercado interno e externo: 

Inegavelmente, a simplificação e unificação dos tributos faz com que as empresas tenham uma estrutura tributária mais clara e simplificada, o que promoverá uma maior competitividade tanto no mercado interno quanto no externo.

3. Geração de emprego e renda: 

Ao reduzir os custos de produção e promover um ambiente de negócios mais favorável, a reforma tem o potencial de impulsionar a geração de empregos e renda, beneficiando tanto as empresas quanto os trabalhadores.

4. Estímulo ao empreendedorismo e ambiente de negócios: 

Com a simplificação e diminuição da complexidade tributária, a reforma favorece o empreendedorismo, incentivando o surgimento e crescimento de novos negócios. 

Isso cria um ambiente mais propício para o desenvolvimento econômico e a inovação.

5. Menos burocracia e simplificação tributária: 

A reforma tributária busca reduzir a burocracia e simplificar o sistema tributário, o que facilita o cumprimento das obrigações fiscais pelas empresas. 

Portanto, com menos exigências e processos menos complexos, os empresários terão mais tempo e recursos para se dedicarem ao crescimento de seus negócios.

Desvantagens da reforma 

1. Aumento dos gastos da União: 

A implementação da reforma tributária pode resultar em um aumento dos gastos do governo para compensar possíveis perdas de arrecadação de tributos. 

Em resumo, isso pode gerar preocupações sobre o equilíbrio fiscal e a capacidade do governo de financiar investimentos e programas sociais.

2. Criação de excepcionalidades e vantagens para grupos de interesse:

Em algumas situações, a reforma tributária pode abrir espaço para a criação de exceções e vantagens fiscais específicas para determinados grupos de interesse, o que pode gerar desigualdades e distorções no sistema tributário.

Entenda melhor sobre a reforma tributária 2023! 

Nós, da Análise Group, te ensinamos, explicamos e auxiliamos em tudo que você precisar para entender as mudanças da reforma tributária 2023!

Portanto, entre em contato conosco, acesse o nosso serviço de assessoria contábil e comece a adequar sua empresa para aproveitar todas as vantagens que a reforma possui e para se preparar melhor para os possíveis desafios.

Aguardamos o seu contato!

Quero entender melhor a reforma tributária!

Summary
Reforma tributária 2023: saiba os pontos positivos e negativos!
Article Name
Reforma tributária 2023: saiba os pontos positivos e negativos!
Description
Descubra como a reforma tributária 2023 pode transformar o cenário empresarial. Conheça as oportunidades e os desafios que aguardam as empresas.
Author
Publisher Name
ANALISE ASSESSORIA CONTABIL (NEUZETE DOMINGOS)
Publisher Logo

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Como implementar uma gestão de processos eficiente em clínicas médicas…
Cresta Posts Box by CP