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Qual a base de precificação para produtos de supermercado? Entenda em detalhes!

Atualizado em Abril de 2023.

Precificação em supermercado: conheça a base para precificar seus produtos

Conheça os fatores que influenciam na precificação  dos produtos de seu supermercado.

A precificação é uma etapa essencial da gestão estratégica de um supermercado. Para que essa tarefa seja realizada com sucesso, é necessário que haja uma base de precificação que seja justa tanto para o estabelecimento quanto para o cliente. 

Visando a eficiência desse processo, neste artigo, mostraremos os detalhes que compõem a base de precificação para produtos de supermercado. Vamos lá!

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Qual a base de precificação para produtos de supermercado?

A base de precificação para produtos de supermercado está pautada em diversos fatores. A seguir, vamos analisar em detalhes cada um desses fatores.

Custo de produção 

Você já parou para pensar que mesmo que o produto comercializado não seja necessariamente produzido dentro do mercado, na hora de estabelecer o preço de venda, esses custos também são considerados? 

Afinal, quando um produto é comprado em um fornecedor, o supermercado já está arcando com estes custos, e esse valor investido precisa ser abatido no preço de venda.

O custo de produção é o principal fator que influencia o preço de um produto. Ele é composto por matéria-prima, mão de obra, energia elétrica, água, entre outros. 

Quanto maior o custo de produção, mais caro será o produto final, então esse valor deve ser considerado na hora de precificar, e é essencial analisar tal fator em produtos vendidos na padaria do supermercado, por exemplo.

Distribuição e armazenagem

Existem custos ao transportar o produto até o estabelecimento, esses custos também entram na conta na hora de estabelecer o preço final. 

Além disso, os supermercados também precisam arcar com custos relacionados ao armazenamento e estocagem dos produtos.

Portanto, todo o dinheiro investido para manipular os produtos antes de sua comercialização deve ser contabilizado na precificação.

Impostos

Ao contrário do que muitos pensam, os impostos também influenciam na precificação dos produtos de supermercado. 

Cada produto tem uma alíquota de impostos específica, o que pode aumentar significativamente o preço final.

Por isso, é necessário ficar atento às condições tributárias específicas de cada produto para evitar prejuízos.

Margem de lucro

A margem de lucro é o valor que o estabelecimento adiciona ao preço de um produto para obter um lucro. 

O valor é expresso em porcentagem e representa uma importância substancial para a empresa, pois é uma das métricas importantes para analisar a rentabilidade e saúde financeira.

Essa margem varia segundo o produto e é indispensável na determinação do preço de venda.

Concorrência

A concorrência é um fator que também tem influência na precificação dos produtos de supermercado. 

Quando há uma abundância de estabelecimentos que oferecem o mesmo produto, a tendência é que os preços sejam mais baixos, já que os consumidores têm mais opções para escolher. Por outro lado, quando a concorrência é menor, os preços tendem a ser mais elevados.

No geral, a análise da concorrência é fundamental para estabelecer preços realistas e se manter competitivo.

Percepção de valor

Você já ouviu falar do valor percebido? Esse é um importante fator na hora de ter uma precificação de sucesso que gera lucro.

O valor de seu produto aos olhos do consumidor é o que determina seu preço e suas chances de ser vendido. Se o preço não corresponder à percepção de valor do comprador, é improvável que o produto saia.

É crucial entender que essa percepção pode ser utilizada para aumentar a disposição dos clientes para pagar um preço um pouco mais alto.

Precisa de uma precificação impecável para aumentar sua rentabilidade? Saiba como ter sucesso nessa tarefa!

Antes de concluir o artigo, vamos falar sobre as melhores práticas e estratégias para tornar sua precificação imbatível no aumento de lucro.

Afinal, a precificação de produtos de supermercado envolve uma série de fatores, desde o custo dos produtos até o valor percebido pelos consumidores. 

Para criar uma estratégia de preços bem-sucedida, é importante contar com o apoio especializado de profissionais que possam oferecer insights e análises precisas sobre o seu mercado de atuação.

A Análise Group oferece esse apoio especialmente para o setor, e fornecemos todo o respaldo na precificação de produtos em seu supermercado.

Então, deu para perceber que a precificação estratégica não é nenhuma tarefa impossível? Você pode utilizar nossas dicas para ter maior sucesso, no entanto, não precisa enfrentar dificuldades!

Tenha a expertise em contabilidade para supermercado da Análise Group ao seu favor e não erre na precificação!

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